Conheça Nossa História

História da Associação Casa Raoni

Conheça mais sobre a nossa história, nossos projetos e trabalhos realizados. A Associação Casa Raoni tem como princípio garantir a qualidade de vida e os direitos humanos.#CasaRaoni

Posted by Associação Casa Raoni on Wednesday, September 4, 2019
Unidos Em Favor da Comunidade

Membros da Diretoria

Estamos sempre de coração e portas abertas para todos

Não existe outra via para a solidariedade humana senão a procura e o respeito da dignidade individual.

Uma História de Superação

A Associação Casa Raoni, nasceu do desejo de contribuir de maneira significativa com o desenvolvimento do ser humano em sua totalidade, acreditando que o potencial de cada um só precisa ser despertado. Partindo do princípio que todo ser humano é bom, torna-se necessário reconhecer no outro as suas qualidades, elogiar, oportunizar que o mesmo se sinta útil, amado, promovendo uma cultura de paz. Com essa proposta de trabalho, iniciamos um projeto de leitura na comunidade Marezinha (Prainha), em Vicente de Carvalho em dezembro de 2012, inicialmente começamos atender 120 crianças, em um espaço na própria comunidade.  A nossa principal atividade passou a ser o Projeto de Leitura: “Lendo e construindo Leituras”, que já desenvolvemos a 07 anos, com resultados muito positivos. Cabe ressaltar a importância do trabalho da entidade, que vem colaborando de maneira significativa com a melhoria da qualidade de vida e garantia dos direitos humanos, pois as crianças vivem em uma comunidade de extrema vulnerabilidade social, expostos a violência, drogas, pobreza entre outros problemas.

A entidade buscou formalizar o seu trabalho, compreendendo a importância das Politicas Públicas e a sua atuação nesta comunidade e em outras parcerias. Cadastrou-se no Conselho Municipal da Criança e do adolescente, conselho Municipal da Assistência Social, Conselho de Educação e atualmente esta se cadastrando no Conselho Municipal de Saúde.

O trabalho foi estendido às famílias das crianças, cuja finalidade era  promover o fortalecimento dos vínculos afetivos entre as crianças e seus pais. Iniciamos as atividades com os pais e filhos realizando através da parceria com amigos, o Projeto “Natal Solidário”, Atividades corporais, palestras, dança terapia, jogos cooperativos e assessoria Jurídica ás famílias.

Através de parceria com a SEDEAS a entidade realizou,  Oficinas de Fotografia para adolescentes do grupo de fortalecimento de vínculo, do CRAS Vicente de Carvalho, no Município de Guarujá para 25 jovens do Programa Projovem, com carga horária de 16h. Período: maio e junho de 2013.

Em dezembro de 2013 a entidade organizou em parceria com a SEDEAS, um Workshop de Avaliação do Serviço CREAS – PAEFI da Proteção Social Especial de Guarujá para 100 profissionais.

Realizamos Ação Social com mães gestantes em parceria com a empresa mantenedora da USAFA Unidade de Saúde da Família – Drº. Janduí, situada no bairro Jardim Las Palmas no Município de Guarujá. Objetivo: conscientização da importância dos cuidados durante a gestação e a importância do fortalecimento dos vínculos afetivos entre mãe e filho, através da amamentação em maio de 2014 – Ação em comemoração ao Dia das mães.

Iniciamos em 2014 um Projeto de Economia Solidária na comunidade Marezinha para mulheres e idosos – Aulas de artesanato, visando despertar os talentos e a importância de desenvolver projetos de sustentabilidade com geração de renda.2014 a 2018).

Em parceria com a Drª  Bruna Viola, foi iniciado tratamento odontológico e orientação de limpeza e higienização, para a prevenção de cáries para as crianças acompanhadas pelo Projeto de Leitura. Foram atendidas todos as crianças cadastradas. (2015 a 2017)

Desde 2015 até os dias de hoje, temos uma parceria com a Revista Pense +, onde são desenvolvidas, projetos e ações com as crianças que participam , visando o incentivo à leitura, a escrita.

Realizamos uma parceria com a empresa Neval consultoria e SEDEAS, cuja finalidade era promover a implantação de uma Nova Politica Pública de Fortalecimento de Vínculos entre crianças de 0 a seis anos e seus pais nos CRAS do Município do Guarujá durante  os anos de 2013 a 2015.

A entidade faz parte do Conselho Consultivo da empresa Dow Química do Brasil, cuja parceria se volta a ações e projetos que visam à proteção e conscientização da importância de preservar o meio ambiente.

Atualmente além dos Projetos realizados na comunidade Marezinha, a entidade é mantenedora do Núcleo de Educação Infantil Conveniado, Celso Silvério Ferreira, parceria realizada com a Secretaria de Educação através de Chamamento Público 1/2017, neste Município, onde atende 120 crianças de 04 meses a 3 anos e 11 meses  em período integral.

Receba nossos informativos!